Já utilizo a Amazon SES há mais de 3 anos. Porém, nos últimos meses venho observando que a entrega está bem ruim (aparentemente piorou bem mais depois que integramos o mautic a amazon através da API).
Pelo menos uns 10% dos e-mails que envio, o Mautic acaba setando “Não entrar em contato” informando que foram feitas x tentativas de envio e não conseguiu. RESULTADO: Os e-mails são válidos, os e-mails foram enviados, foram lidos e mesmo assim o mautic setou pra não entrar em contato.
Tenho total certeza do que falei acima, porque eu já peguei dezenas e mais dezenas de casos (inclusive até o meu e-mail do gmail acontece isso de vez enquando) semelhantes (não só com o gmail, mas outros domínios).
Minha impressão é que o Mautic não consegue ler direito o retorno da Amazon ou a Amazon não informa o retorno da forma correta. E no final das contas, não sei exatamente de quem é o problema. Só sei que antigamente funcionava normalmente).
RESUMO: Quero tentar um novo servidor SMTP para avaliar. Qual a recomendação?
Mas em relação a leitura do Mautic com os retornos do elasticemail por exemplo. É 100%? Está redondinho?
O custo é importante, mas mais importante ainda é “garantir” que o e-mail seja entregue ao destinatário e que nossa ferramenta (Mautic) leia corretamente os dados. Acho que isso é o mais importante.
Normalmente, se retorna ele marca, nos clientes que eu aplico aqui, tem bem menos casos daqueles problemas de bloqueio por que “não conseguir entregar”. E tem quem utilize aqui com taxa de abertura acima da média, porem a maioria é regular.
Eu voltei lá essa semana (também por não conseguir aprovar 2 clientes duma vez).
Tinha saído quando eles passaram a cobrar U$10/mês compulsoriamente nos planos, independente de consumo. Agora parece que eles reverteram. Tem um plano com custo fixo e outro por uso, é isso mesmo?
Pergunto isso porque eu chorei no suporte e os caras liberaram 17 contas minhas e de clientes pra não serem obrigadas a pagar esse valor fixo. Daí não sei se minha conta tá alterada.
Hoje eu testei o Oracle Host, email sending.
Configurei o serviço deles. O preço é bem melhor que o SES, 0,085 centavos por 1000.
Porem, no plano “pós pago”, eles só permitem o envio de 200 emails por dia.
Pedi um consultor pra me dizer como habilitar o plano maior que é de 50mil emails por dia. Se não tiver que deixar as calças la todo mês. Vou experimentar.
Falando nisso to planejando um material aqui de como rodar a nossa stack de forma gratuita no Oracle cloud, em um VPS de 4CPu e 24GB de RAM. Ja consegui fazer ele funcionar pra mim, mas ainda não da pra rodar o mesmo stack. Assim que finalizar vou deixar de bônus no curso.
O aumento de limite está disponível apenas À partir do plano Annual Flex, tem que consumir no minimo U$2000,00 por ano, ou U$166,00 mês.
Falei que seria interessante ter uma versão fora do plano de fidelidade por que o produto deles é mais interessante que o da AWS. Ela ficou de me encaminhar pra equipe que trata disto.
Pessoal, encontrei um outro consultor que me afirmou que o limite de 50mil ja vale pra quem usa a conta no “PayGO”, ou seja, ja vale pra quem paga ra usar.
O problema com elasticemail é que se você tiver problemas com uma conta, você está afetando o IP. Caso queira evitar problemas, você deve ter um IP fixo para esse cliente, caso contrário, a outra opção seria ter uma conta elasticemail para cada cliente, o que não é muito prático. Acho que o Pepipost é uma opção melhor, embora seja mais difícil sair do sandbox do pepipost do que configurar o elasticemail, que é bem rápido e simples.