Dimensionar recursos do servidor

Olá @leoborlot .

Se você possui um servidor onde o Mautic é implementado no Docker e é necessário aumentar a CPU e RAM do servidor. Como devemos agir?

Escalamos o servidor e pronto ou existem outras opções?

Obrigado.

Oscar

Eu calculo sempre assim:
Cada Mautic parado consome pelo menos 300mb parado.
Quando você entra em operação, cada atividade vai te consumir recursos diferentes. Mas apenas a falta de memoria pode causar em problemas na operação.
Por exemplo, se no seu servidor tem muita atividade, a falta de CPU vai causar lentidão. Mas a falta de memoria pode derrubar o banco, ou impedir que alguas ações sejam executadas no PHP.

A partir daí, saber exatamente quanto vocÊ precisa depende muito de como você quer administrar as instalações. Se precisa que tudo esteja de prontidão pra respostas muito rapidas. Então vai precisar de ter sempre CPU disponíveis e memoria pra ele encher e esvaziar enquanto executa as tarefas.

Uma outra precupação que a gente deve ter quando escala é o espaço no disco. Cuidado para não estrapolar. Por exemplo, se vocÊ tem um banco de dados de 10GB, e não tiver pelo menos 11GB livres no HD, vai ter problea com backups ou otimização do banco.

1 curtida

Resposta interessante.

Acho que não me expliquei bem. O que eu estava me referindo é como fazer o upload de um servidor de recursos quando um Mautic já está instalado na docker.

Exemplo: se você tiver um servidor com 2 CPUs, 2GB de RAM e quiser atualizá-lo para 3 CPUs, 4GB de RAM.

Acabei achando que era outra coisa mesmo. desculpe.

Para fazer o upgrade você vai depender da empresa que está presando o serviço, na Digital Ocean, Vultr, Linode eu sei que você faz um umgrade com apenas um clique.

se for AWS, Google ou Azure, o ideal é criar uma nova maquina maior utiizando o mesmo disco de armazenamento.

Se for um dedicado ou em uma empresa menos automaizada, é só consultando o suporte de vendas mesmo. Se eles não aumentarem os recursos, provavelmente a solução será fazer uma migração com backup.

1 curtida

Entendo então que ao aumentar os recursos na empresa VPS, o docker detecta essas mudanças, isso é correto? Meu prestador de serviços permite escalonamento automático com um botão

Sim, no caso, em memoento nenhum no script a gente limita o uso de recursos. É possível, mas só para casos muito específicos. No nosso não me pareceu necessário.

1 curtida