BackBlaze - Como funciona o serviço

Todo usuário que deseja manter a segurança em seu sistema sabe como um backup é importante. E mais importante que executar o backup é mantê-lo em um ambiente seguro e livre de interferências do sistema atual. Uma das maneiras de se realizar esta operação é a contratação de espaços externos em outros serviços. Como pode exemplo o Dropbox, Amazon S3, Backblaze entre outros.

2 curtidas

Hola @IgorLeite
Eu tenho algumas stacks com o Mautic usando o script do @leoborlot e configurei o backblaze para fazer os backups, mas por algum motivo, ele não está fazendo os backups, embora eu tenha colocado todas as informações do bucket na configuração da pilha.

Você sabe o que pode estar errado?

Ele esta conectando com o Backblaze?
Execute o comando b2-list pra ver se ele retorna o conteúdo do bucket.

Ola @leoborlot

Ese e o erro que eu tenho

Traceback (most recent call last):
File “b2/console_tool.py”, line 1521, in run_command
File “b2/console_tool.py”, line 1086, in run
File “b2sdk/api.py”, line 264, in get_bucket_by_name
b2sdk.exception.NonExistentBucket: No such bucket: ColegioLourdes
ERROR: No such bucket: ColegioLourdes

No such bucket: ColegioLourdes

Ta reclamando que você não criou o bucket com o este nome.

Obrigado @leoborlot
Ja está OK!!!

Olá @leoborlot .

Tenho uma instalação do Mautic em um Docker, de antes de conhecer e usar o ótimo Script, e quero fazer um backup com o BackBalze.
¿Poderia me dar orientações a seguir para poder fazer?

Eu entendo que tenho que fazer um buckete, de alguma forma, conectá-lo para torná-lo automático, mas não consigo encontrar uma maneira.

Se puder me orientar, eu agradeço. Abraços, Julio

1 curtida

Ola Julio!

Para funcionar igual ao mtcfacil vai ser complexo pois são um conjuntos de passos coordenados e peças que precisam estar nos mesmos lugares, não previ que fosse precisar de replicar esse conceito fora do mtcfacil. Na verdade, tenho rascunhado um outro projeto que pretendo começar que resolva exatamente isso ai, mas é coisa pra se falar no futuro.

Para agora o que eu posso te instruir é que para isso, você vai precisar automatizar alguns processos. São 3 etapas.

1 - Processo de backup automático: Criar um backup dos arquivos e do banco de dados para uma determinada pasta (no caso do mtcfacil está programado que sempre será a pasta /var/www/backup).
2 - Utilizar o aplicativo da BackBlaze que faz o sincronismo: Get the Command-Line Tool
Deve ser instalado no servidor e autenticar conforme o manual (no mtcfacil esses dados entram nas variáveis do container por que ele ja autentica assim que inicia o container).
3 - Sincronizar e eliminar os antigos: no "b2’ que é o aplicativo do Backblaze, existe um comando chamado sync. Ele vê tudo que existe na pasta local e sincronisa com o que existe la no backblaze, o ideal é que vocÊ limpe os backups antigos dessa pasta e deixe só os mais atuais, por que ai, cada vez que você faz o sync, ele remove la do backlblaze os arquivos antigos automaticamente.

Essas são as 3 peças chaves do processo de backup, estou revisando inclsive, por que existe algum erro que está travando essa etapa de sync.

2 curtidas

Ola @leoborlot

Eu tenho um servidor que está me dando problemas, e tenho certeza que é o servidor. Se sim, tenho que migrar as instalações do Mautic para outro servidor. Eu estava pensando em criar um novo servidor, executar o script, em seguida, fazer o upload de um backup do Backblaze da instalação anterior. Isso é possível? Você pode me orientar para saber como fazer?

Saludos, Julio