Atualização do Mautic

@leoborlot

Sei que existem algumas atualizações críticas do mautic que requerem atualização também do BD. Mas existem atualizações apenas da aplicação sem maiores complexidades.

Quando possível, grava um vídeo com o procedimento de atualização.

Por exemplo: Utilizo a versão 4.1.1 - Como atualizar (da maneira mais seguro) para a versão 4.1.2?

1 curtida

Mario. Ja ate tem essa aula.

Só fica atento pra.uma.coisa.
Antes de atualizar o mautic. Atualize a versão. As mais novas geralmente vem com mais recursos ou mais.
atualizada

1 curtida

@leoborlot

Blz, vou assistir. Valeu!

Você recomenda atualizar do 4.1.1 para 4.1.2?

1 curtida

4.1.2 tem um pouquinho menos bug…

1 curtida

Certo, mas quando você atualizou o meu Mautic, me lembro que tinham alguns bugs e que você corrigiu “na mão”. Eu atualizando agora, é provável que essas correções sejam desfeitas né e consequentemente volte alguns probleminha/bugs.

1 curtida

Ai que está. Toda vez que eu vejo um ajuste eu replico na imagem principal.

Por isso que o ideal e ter sempre a ultima. E se algo nao funcionar. Me avisa que eu atualizo ela.

1 curtida

Ótimo. Vou atualizar com o comando mtc-update (vou verificar se é esse mesmo) e qualquer anormalidade te aviso.

Lembra de atualizar a imagem antes.

Essa daqui “leonardoborlot/mtcfacil:mtc401” correto?

Não, ja pega a mtc412

Eu sei, estou perguntando se é essa a imagem que tenho que atualizar clicando na setinha pra baixo. Acho que é essa mesmo, eu queria apenas confirmar.

Captura de Tela 2022-02-28 às 15.35.28

Então, é isso que eu to dizendo, baixa a imagem mtc412, dai você edita o container e pede pra ele usar a imagem mtc412 ao invés da mtc401.

Não entendi.

De acordo com o vídeo de atualização, basta entrar na console lá do portainer e dar o comando “mtc-update”. Certo?

Pensa assim. São camadas. A imagem traz as atualizações que eu fiz até hoje. Se a imagem é mais nova, ela tende a ser mais atualizada, eu não documentei isso ainda mas com o lançamento de novas imagens vou parar de dar suporte para as antigas.

Então temos. Um grande grupo que é a imagem Aonde tem o linux, apache e aqueles comandos personalizados, e dentro desse grupo roda o seu mautic. tipo o exemplo abaixo:

Imagem { comandos e outros ajustes { seu mautic de hoje } }

Acontece que se você só alterar o seu mautic, ele não altera os “comandos e outros ajustes” por que eles pertencem à imagem.
Mas se você trocar a imagem ele muda os “comandos e outros ajustes”, porém, não vai mudar o seu mautic por que ele esta no volume, e o volume é persistente.

Dai a ideia é que você atualize os dois.
Tanto a imagem pra atualizar esses compementos, quando o Mautic pra ele mudar a versão da aplicação no volume.

Da pra atualizar só um, se quiser. Mas o ideal é que atualize os dois.

1 curtida

Tem alguma aula ensinando como trocar essa imagem? Olhei agora e só vi o processo de atualização/update.

Boa tarde, Mario.

Tudo certo?

Você vai utilizar o seguinte procedimento.

Vai entrar no container – Duplicate/edit – e altera o nome da imagem para:

                        leonardoborlot/mtcfacil:mtc412

Após isso, só fazer o deploy do container. Ao realizar essa atualização já é feita a troca da imagem.

Temos uma aula completa com esse passo a passo.

https://mtcfacil.com.br/atualizando-imagem-docker/

1 curtida

Blz. Atualizei a imagem para 412 e mesmo assim a nova imagem que veio ficou utilizando a versão 4.0.1. Então dei o comando mtc-update e atualizou para versão 4.2

Está correto, por que ele pega a ultima versão válida.

Este final de semana vou atualizar a imagem para 4.2, e ver se gerou alguma incompatibilidade. Qualquer coisa comunico aqui.

1 curtida

Blz. Estamos aguardando! Valeu.

Na nova versão o mtc-campaigns-trigger não está funcionando. Mesmo o comando não estando rodando.