GERAL - Assuntos diversos relacionados ao MTC Fácil

[DÚVIDA]

Olá pessoal, sou novo aqui, entrei a pouco… já tive um problema rsrsrs…

Quando fui limpar o cache, o cache foi limpo, porém, algo deu errado quando fui tentar acessar o mautic:

Alguém sabe o que pode ser?

Ola Airton, seja bem vindo.

você limpou o cache usando o comando mtc-cache?

Opa Leo, blz?! Sim usei o comando. eu acabei de criar um outro usuário e deu certo entrar… Teria alguma forma de recuperar o usuário anterior?

Isto que eu ia perguntar. Se tem alguma coisa que aconteceu antes de quebrar.

A principio seria só entrar novamente, mas pelo visto você ja deve ter tentado.

Tenta me falar quais foram os passos que precederam o problema que ter quebrado.

Antes de dar problema ao limpar o cache eu comprei o curso por causa de um outro problema:

  • Eu notei ontem, que o mautic estava com um problema ao enviar e-mail e ao criar também. Quando o e-mail chegava ele não aparecia quando eu abria, tinha que apertar em carregar mais, assim como mostra na imagem abaixo:

image

Esse problema já havia acontecido outra vez quando eu usava a versão 3.4, e além disso, eu consigo reconhecer esse problema quando, na criação do e-mail, eu aperto pra gerar a versão em texto simples automaticamente e ele não gera nada.

Saberia o que pode ser? É a segunda vez que isso acontece e eu não faço a mínima ideia do que pode ser.

Detalhe: na maioria das vezes eu crio um e-mail a partir de outro, usando o duplicar. Será que isso afeta em alguma coisa?

Bom, esse tipo de problema normalmente é causado por duas coisas. Ou é falha nas permissões de acesso aos arquivos ou pode ser o banco de dados que está desalinhado. Resolvendo elas, costuma-se resolver a maior parte dos problemas, se não resolvei, ai é partir pra uma investigação mais a fundo.

Executa mtc-db-update
Ele vai ajustar o schema do banco caso esteja desalinhado.

Depois, se não resolver tem que olhar no log do mautic e ou no apache pra entender o que é que esta quebrando…

Opa Leo, eu usei o comando do mtc-db-update e continuou a mesma coisa.

Eu noto que o mautic fica muuuito lento quando esse tipo de problema acontece. No caso eu sou bem leigo pra poder ir muito além disso, no caso de fazer uma investigação no apache e tal… Nesse caso o que você recomenda? Um possível solução seria fazer um backup e reinstalar? ou Tem algum comando pra recuperar a instalação?

Só pra eu entender o cenário:
Qual é a quantidade de recursos do VPS?
Quantos contatos você está trabalhando?
Qual é a empresa que fornece? É importante, principalmente se for contabo.

Você instalou pelo script na versão 3, pode ser algum bug, depois dela ja estamos la pela 4 imagem atualizada e corrigida.

Tá vamo lá…

O VPS é a Digital Ocean, aquele plano de $10, com 2GB de RAM, Ubuntu 20.04 (LTS) x64

No momento temos quase 4 mil contatos

Eu instalei pelo script à umas 3 ou 4 semanas. Já instalou na versão 4.2.1. Eu segui as recomendações que estavam no seu site na época.

O problema que eu tive na versão passada eu havia instalado há bem mais tempo, usava a hospedagem compartilhada da Hostinger… na verdade nem conhecia seu trabalho, aí recentemente que migrei pra Digital Ocean.

Só pra contextualizar: eu sou na real gestor de tráfego e a minha esposa é produtora de conteúdo e nós usamos o mautic para os lançamentos dela, eu não manjo quase nada de programação e tudo que eu “aprendi” foi através de vídeos no youtube bem raso sobre basicamente o uso e a instalação do mautic.

Quando você fala que migrou, no caso você reinstalou e só copiou os leads ou levou o banco de dados completo?

Reinstalei total e depois apenas subi a lista de leads

Neste cenário não deveria ter esses problemas…

Você está usando qual dos Editores? o Grape ou o legacy?

O SMTP, qual é?

Estou usando acho que o legacy, aquele mais antigo igual ao da versão 3.X…

O SMTP é o da Amazon AWS.

O mautic tá bem lento pra carregar qualquer coisa, pra abrir o e-mail demora significativamente

Faz um favor, entra no servidor, executa o htop e manda um print aqui.

Opa, desculpa a demora. Tá aqui:

Rapaiz… To ficando intrigado. Ta tudo dentro da normalidade. O serviço apesar de pequeno, está pouco utilizado. Não era pra ser lento ou ter esses sintomas que você relatou.

Pois é… essa não é primeira vez que acontece isso. Quando usava o mautic na hostinger do nada ficou desse mesmo jeito que está hoje. Será que pode ter sido alguma atualização automática no servidor? ou alguma coisa do ubunto… tem como eu ver isso?

eu tô realmente cogitando reinstalar, mas o foda é que eu iria ter que recomeçar tudo de novo, tem campanha de captação de leads rodando, iria perder tudo pra recomeçar, mas tem tbm a questão de que no começo de agosto agora tem lançamento e vamos precisar do e-mail marketing né… tô sem saber o que fazer kkkkk

Me chama no whatsapp, nesse seu caso eu tenho interesse em dar uma olhada.
27 996393419

Opa, na hora mestre!

Concluindo pessoal.

Encontrei dois bugs na aplicação do Airton que foram corrigidos e serão solucionados na próxima versão da imagem!